O Pé

O Pé
Tudo que pisamos, nos apoia.

26 de nov de 2009

A MANIPULAÇÃO ADORATIVA pt 1

"O que vocês querem que eu fale? O que Deus tem para vocês ou que vocês desejam ouvir?"
Muitos pastores começam suas pregações com esta frase, e diante da concordância da audiência em ouvir Deus, tudo que possa ser dito se tornará divino. Mesmo a maior heresia.
Outro clichê bem utilizado:"se Deus usou uma mula para falar, Ele pode me usar também". Quando ouço estas frases feitas, por mais que a pessoa fale as verdades bíblicas, não consigo prestar atenção a sua pregação.
Será que o Espírito Santo só tem estas frases para inspirar as pessoas a falarem a verdade e maravilhas de Deus?
Do mesmo jeito, quando ouvimos o ministrante de louvor falar:" se você quiser bater palmas, levantar as mãos, ficar sentado, sinta-se a vontade para louvar."
Ou quando tentam conduzir e manipular as pessoas a louvarem do mesmo jeito que elas:" vocês tem que louvar sorrindo, batendo palmas e pulando".
Nestas horas os clichês e frases feitas jorram: sinta a presença do Senhor, feche os olhos e sinta a presença do Espírito Santo,, levante seus braços para tomar a sua bênção, etc.
Em retiros espirituais, as pessoas estão mais suscetíveis e mais frágeis a estes tipos de ações que o normal.
Fui a um recentemente, que na primeira frase do ministrante, percebi logo que iria chorar.
Algum tempo depois, varias pessoas choravam numa catarse coletiva ou em transe (teve um sujeito que virou para a parede, abriu os braços e ficou ali de frente para o concreto esperando algo).
Fui procurar na bíblia algum respaldo teológico para algumas coisas assim. Incluindo também o episódio da senhora Ana Paula Valadão Bessa rastejou no palco dizendo estar recebendo a unção do Leão.
No salmo 95.6: "O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou".
Observamos aqui a convocação do salmista, para estarmos diante e na presença de Deus.
Em Reis 8.10-11, "E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do SENHOR. E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a casa do SENHOR".
Logo, podemos ter certeza que quando Deus enche um lugar com sua glória, todos estão prostrados, ajoelhados, adorando sem conseguir ministrar.
Em João 4.24, "Deus é espírito, e importa que os que o adorem, o adorem em espírito e em verdade".
Como Deus olha nossos corações e nossas intenções, nossa adoração tem vir do nosso interior. Logo, levantar braços, fechar os olhos e levantar braços para as paredes, não são sinônimos de adoração.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante, mesmo que seja nada, ele pode ser tudo.