O Pé

O Pé
Tudo que pisamos, nos apoia.

4 de ago de 2009

VAMOS CANTAR EM LATIM NAS IGREJAS


Cada vez mais vozes vociferam contra o terror do louvor nas igrejas.
Embalado por cantilenas que beiram a heresia e ao fácil de ser digerido, a teologia cai no esquecimento. Até a interpretação é ambigua.

Jesus, Essência do Louvor
Pib de Curitiba
Composição: PIB de Curitiba

Quando o som se vai tudo se desfaz,eu me achego a ti,
Para dar-te ó Deus, algo de valor,que alegre a ti,
Dar-te hei mais que uma canção pois a música em si,
Não é o que queres de mim .

Tu sondas meu interior,
sabes tudo que sou
E queres meu coração.

Quero adorar-te com minha alma,
És o meu Salvador a essência do meu louvor.
Perdão, Senhor é o que mais quero,
És o meu Redentor,e a essência do meu louvor.
No finalzinho, lemos para pedirmos perdão por querer a essência do nosso louvor. Eu entendi cert?
Estas coisas estranhas me lembram as letras do Led Zeppelin nos anos 70, que não tinham sentido ouvindo o LP no sentido normal, mas tocando ao contrário, eram feitiços, descrições de rituais negros, etc.
Não vejo preocupação nas igrejas em serem didáticas em explicar estas letras.
Só meras repetições das letras numa minitração tosca e normalmente fora de hora.
Seria interessante também pensar no sacro Cantor Cristão ou no Hinário para o Culto Cristão com suas letras antigas e reformadas, com seus disfarçados mantras o com canções do folclore americano.
Um coro certa vez, cantou muzks em latim. Bonito esteticamente e péssimo em conteúdo.
A não ser que as letras sejam tão fracas quanto as atuais cantilenas lamuriantes que entoamos em nossas igrejas.
Na verdade, se passarmos tudo para um peneira, não vamos cantar mais nada nas igrejas.
Seria melhor cantarmos em latim.
Ainda bem que Deus olha e escuta nossos corações...

3 comentários:

  1. Prezadíssimo amigo,

    Rapadura é doce, mas não é mole!!! A composição da música que é dura e categoricamente criticada por sua pessoa não é da PIB de Curitiba. É, se não me engano, de Michael W. Smith.

    ResponderExcluir
  2. Se as vírgulas estiverem no lugar certo, você entenderá (como bom entendendor que sei que é) o sentido:

    Perdão, Senhor, é o que mais quero.
    És, meu redentor, a essência do meu louvor.

    ResponderExcluir
  3. Tirei a letra do cifras.com
    Como não sou expert em cantilenas lamuriantes usei esta como exemplo. Poderia tb usar a de "Senhor Te quero" onde tem a frase "conquistar a coroa", qd todos sabemos q a coroa da vida é nos dada, e não conquistada.
    Mas estas pequenas coisas passam desapercebidas no geral.
    E se pegar só esta postagem, parece uma coisa solta, mas há muito venho questionando esta fleuma contemplativa que os ministradores de plantão tentam impor aos incautos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante, mesmo que seja nada, ele pode ser tudo.