O Pé

O Pé
Tudo que pisamos, nos apoia.

27 de ago de 2008

DOIS CENTAVOS É DINHEIRO!

Esquecendo a educação e imprimindo um certo sarcasmo nonsense, resolvi agora brigar em supermercados e afins pelos esquecidos centavos das mercadorias vendidas.
1,99 ou 2,78 ou 3,89 estão me aborrecendo profundamente.
Aquela frase com sorriso de não posso fazer nada por você, transbordaram o copo da paciência.
Já tinha pouca, mas como os dias vão e vem, mas os centavos não, resolvi lutar pelos meus centavos.
Agora, preciosos.
Fui no supermercado em comprei uma Coca Zero e um biscoito.
Valor total: R$ 4,88.
Troco: R$ 0,10.
Faltam dois centavos.
O problema é faltar dois centavos para todos.
Se fizermos uma tosca conta, pensando que em cada item eles não te dêem um centavo, e se naquele caixa do supermercado, passam por dia 5.000 itens...
R$ 50,00 por dia.
No mês R$ 1.500,00.
Talvez eu esteja sendo exagerado.
Mas pensem que somando 20 caixas em um supermercado quanto isto vai dar.
Se não fosse isso, não valeria ganhar R$ 480,00 por mês para ficar lá aguentando cliente chato reclamando de preço e exigindo os centavos.
E mesmo que não vá para o operador de caixa, este dinheiro vai para alguém.
No domingo fui comprar chocolate na Americanas-Blockbuster.
O meu troco seria de R$ 4,22.
Faltaram os dois centavos.
Virei para o atendente e disse que faltavam os centavos.
Sorrisinho sarcástico, conferiu a nota e disse que não tinha.
Educadamente perguntei que eu não podia dar o dinheiro faltando para ele, mas ele podia dar o troco faltando?
Sorrisinho sarcástico de novo me disse que não tinha troco.
Falei para ele que não era problema meu. Que se ele não tinha troco, conforme a lei, ele deveria então baixar o preço até ter o troco.
Sorrisinho sarcático e já irritado, virou para mim e disse que ia faltar no caixa dele e não ia fazer isto.
Agora muito irritado disse para ele novamente que para mim podia faltar o troco, mas no caixa dele não?
Irritado e já sem o sorrisinho sarcástico no seu rostinho de atendente de lojas Americanas, ele me deu mais dez centavos.
E ainda perguntou: não quer cinquenta centavos não?
Olhei para ele e disse que se quisesse me dar era problema dele, e que ele fosse reclamar com seu gerente sobre preços e trocos.
Fomos acostumados a nos tornar conformados em não ter nossos direitos respeitados.
Somos criados a sermos educados e submissos ao comportamento errado.
Politicamente corretos.
Votamos errado.
Escolhemos errado.
Nunca é tarde para mudar.
Mudar para melhor. Porque mudar e continuar cometendo os mesmos erros do politicamente correto, não vale a pena e não transforma nada.
Ainda terão muitos centavos a serem resgatados esta semana.

3 comentários:

  1. Quando comecei a trabalhar, andava com um código de defesa do consumidor na mochila, para esfregar na cara de quem não me desse o troco corretamente. Parei de andar com o código pois achava que isso era uma paranóia minha. Depois do sua exposição do problema, e do ocorrido, vejo que terei de voltar a andar com o código. Sugito que você faça isso também... quer que eu imprima uma para você? abs.

    ResponderExcluir
  2. Olha tava no meio de uma pesquisa qdo me deparei com esta postagem. Que coisa mais tosca!! Sair de casa, ja com inteção de ficar pedindo centavos??!! Pelo amor de Deus! vc deve ta mto pobre meu querido. vc disse que cobra 2 centavos, se o troco for de 2,77, e a pessoa só te devolver 2,75. ok. agora e se o troco que ela tem que te dar for de 3,90 e ela arrendodar pra 4 reais, pra nao ter de perder tantas moedas que fazem falta pra dar troco, vc devolve 10 centavos pra ela? se ela nao tiver , ela tem de se virar que nao eh problema seu..e neste caso se vc nao tiver 0,10 centavos? aih vc pede desconto neh..com maior cara lavada, aih pode!! Vc eh daquele tipo chatissimo de cliente que fica emperrando a fila, e fazendoe escandalo por conta de 2 centavos..por favor ve se toma vergonha na cara, e vai procurar o que fazer! em vez de sair de casa ja pensando em infernisar a vida de alguem. Ou melhor, para de culpar todo mundo e faça a diferença, começe a fazer cofrinho de moedas, e qdo for comprar algo, facilite, ja leve trocado suas moedas de centavos..pronto todo mundo agradece, seu enjoado idiota!

    ResponderExcluir
  3. Pena q a Mariana é mais uma anônima que gosta de ser tratada como idiota! Se ela não conseguiu entender a postagem, apesar de ser tosca, o sentido não são os dois centavos, mas sim como as lojas tratam os consumidores, fazendo acreditarem que centavos não é dinheiro. Se ela é daquelas que jogam dinheiro fora, parabéns. è uma das "afortunadas dondocas" que não dão valor ao dinheiro.Pelo jeito é daquelas q não respeitam filas, porque é "coisa de pobre" enfrentar fila.Dá próxima se identifica, em vez de ser uma revoltada anonima que deve votar no Gabeira ou outro político de esquerda achando que fazendo isto estará proporcionando um mundo melhor para todos. Ah...se vc não percebeu, este blog são relatos de experiências pessoais e não uma profundo reflexão da sociedade na qual vivemos. Espero q vc volte p ler a minha resposta tosca. abx, bjs e apertos de mão, o autor

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante, mesmo que seja nada, ele pode ser tudo.